terça-feira, 2 de novembro de 2010

VINAGRE DE MAÇÃ

 


VINAGRE DE MAÇà        

Ingredientes:

2 maçãs sem caroço
1 centrífuga ou liquidificador
4 colheres de açúcar
1 Coador
1 luva cirúrgica
                                          1 gaze
                                          2  frascos de vidro
                                          Água

Como fazer?

            Corte as maçãs em pequenos pedaços, coloque–os na centrífuga ou no liquidificador com um pouco de água. Em seguida, bata a fruta até obter uma pasta líquida. Coe a pasta colocando somente a parte líquida no pote de vidro. Misture o açúcar ao líquido da maçã e tape a abertura do pote com a luva cirúrgica higienizada. Após algum tempo o gás carbônico será liberado e a luva irá estufar.
            Quando a luva estiver cheia, retire-a e transfira este líquido para outro recipiente com a boca mais larga e cubra com uma gaze dupla. Deixe o conteúdo em repouso e após algumas semanas estará pronto o vinagre.

O que acontece?

            Primeiro você começa a observar bolhas e a sentir um aroma semelhante ao do álcool. Pode até constatar que irá se formar uma película espessa na superfície do pote. Depois, o líquido começa a cheirar “azedo” e estará pronto o vinagre de maçã.

Por que ?

            Verificam-se algumas alterações no sumo da maçã. As leveduras presentes nas cascas desta fruta atuam sobre o açúcar, produzindo dióxido de carbono e álcool (fermentação alcoólica). Depois as bactérias presentes no ar agem sobre o álcool produzindo ácido acético (fermentação acética), que dá o sabor ácido característico do vinagre.


PARA SABER OUTRAS RECEITAS DE BIOTECNOLOGIA ALIMENTAR ACESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário