quinta-feira, 28 de outubro de 2010

BIOTECNOLOGIA

Na evolução dos tempos, o homem, buscou fazer uso do acaso, do achado para seu benefício. Ao sair da sua etapa nômade e iniciar a sua etapa sedentária, este homem passou a recolher sementes de plantas e posteriormente semear em lugares escolhidos por ele, portanto não mais se tratando de um processo aleatório, ao sabor da natureza, mas, sim de uma ocorrência que envolve escolha e trabalho. Dava-se aí, os primeiros passos em biotecnologia, seguindo-se os processos fermentativos e o desenvolvimento de muitas outras técnicas em várias áreas diferentes. Hoje em dia, a biotecnologia já abrange a agricultura, a medicina, as indústrias farmacêutica e têxtil entre outros campos.
Pela sua abrangência, percebe-se que esta ciência obrigatoriamente engloba e necessita da participação de outras ciências e áreas correlatas, sendo então, a área que mais tem avançado nos últimos tempos, e também a que mais tem gerado expectativas e polêmicas.
A partir da década de 70 a biotecnologia concentrou suas atenções e pesquisas com o DNA (material genético) e com isso foi possível criar os organismos geneticamente modificados. Com a transferência de genes de uma espécie para outra foi possível evoluir as técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas e outros produtos. Por meio de pesquisas, os cientistas podem usar a biotecnologia e a modificação dos genes para, por exemplo, transformar um alimento convencional em outro ou desenvolver variedades de produtos enriquecidos nutricionalmente, ou ainda que ajudem os seres humanos no combate a determinadas doenças. Já é possível também produzir plásticos biodegradáveis utilizando bactérias e os biocombustíveis, que não prejudicam o meio ambiente. Podemos ainda citar alguns bens, serviços e produtos obtidos através da biotecnologia:

Agricultura – Mudas de plantas, plantas transgênicas, adubos compostos, pesticidas, etc.
Pecuária – Embriões.
Alimentação – Cerveja, vinho, pães, queijos, aditivos, picles, proteína unicelular, etc.
Indústria – Metais, enzimas, biossensores, biogás, ácidos, etc.
Medicamentos – Insulina, hormônios, antibióticos, vacinas, reagentes, testes para diagnósticos, etc.
Meio ambiente – Purificação da água, tratamento do esgoto e do lixo, recuperação do petróleo, etc.
Não podemos deixar de destacar aqui as pesquisas na área da Genética Humana, tais como: o genoma humano, a terapia gênica, a clonagem molecular, a identificação genômica e as células-troncos. Essa última, com grandes perspectivas de aproveitamento clínico. Várias áreas da medicina estão em período de experimentação para a utilização das células-troncos:
Neoangiogênese – A formação de novos vasos sanguíneos, em revascularização de lesões e no serviço de cirurgia plástica.
Cardiologia – Tratamento de cardiopatias.
Neurologia – Tratamento das doenças neurodegenerativas, lesões traumáticas, recriação de impulsos elétricos entre a região lesada do cérebro pela aplicação de células-tronco retiradas da medula.
Ortopedia – Crescimento e obtenção de tecidos, ossos, pele e cartilagem.
Endocrinologia – Tratamento de diabete tipo1, a partir de células pancreáticas de órgãos doados. Os pesquisadores conseguiram a maturação in vitro de células-tronco de ilhotas.
Em fim, as células-tronco podem se transformar em qualquer tipo de tecido de um organismo.
Como podemos ver, os avanços e as aplicações nessa área são muito abrangentes, e repercute em diversas esferas - social, econômica, política, científica, entre outras. Os interesses econômicos têm se destacado no aproveitamento de tecnologias que proporcionam o avanço da indústria farmacológica, alimentícia e o desenvolvimento da agricultura e pecuária. Por outro lado há receio de que a manipulação dessa ciência ou o seu uso inadequado possa trazer danos irreparáveis para o meio ambiente e à saúde humana, além de proporcionar o domínio de um grupo de seres humanos por outro grupo menos favorecido. No que se refere ao campo da Genética Humana, há a esperança da cura de muitas doenças, mas também é motivo de muitas discussões, criando questões filosóficas, religiosas e morais levantadas pela ciência e a medicina. Existem, portanto, duas opiniões e se faz necessário que tudo seja esclarecido com muita ética, para o benefício de todos.