quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Saber & sabor: A escola promovendo uma alimentação saudável

Este será o projeto que apresentaremos na V Feira de Ciências da Rede Municipal de Curitiba,optamos por trabalhar com a alimentação por ser um assunto que fascinou as crianças no projeto anterior,no qual  aprendemos a fazer iogurte de kefir e  o pão com fermento de batata que fizeram o maior sucesso na feira.
Preocupa-nos a forma de como as crianças estão se alimentando atualmente, para isso os professores envolvidos neste projeto: Beatriz,Suzana,Reginado (manhã) e Silvana Mara e Reginaldo (tarde), esperam que este blog contribua com suas práticas pedagógicas.

Saber & sabor: A escola promovendo uma alimentação saudável
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde  e desempenha papel fundamental  na formação de valores,hábitos e estilos de vida,entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável  no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três  pontos fundamentais : (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis,por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;(2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável,por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
 A alimentação é tão necessária ao nosso corpo quanto ao ar que respiramos todos os dias para nos mantermos vivos. Tanto os  alimentos,quanto o ar que precisamos para a nossa sobrevivência devem ter qualidade para garantir a nossa saúde.Quando falamos em alimentação com qualidade nutricional podemos também associá-la ao reaproveitamento de parte dos alimentos,especialmente dos vegetais,que normalmente jogamos fora.
 Estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e prevenir o aumento dos casos de obesidade e doenças degenerativas na infância. Estes são os principais objetivos do projeto sobre alimentação saudável que está transformando o espaço do contraturno  em uma grande cozinha experimental
  A preocupação deste do projeto é a de estimular uma série de ações com a alimentação saudável junto às crianças, pais e professores; o consumo de novos alimentos; os princípios da Pirâmide dos Alimentos; informar sobre os perigos das dietas da moda; valorizar a importância de se ter um peso saudável; incentivar e garantir o consumo de uma variedade de alimentos, principalmente em termos de vitaminas e minerais; e também, a apresentação atrativa das refeições, destacando o fomento ao aumento do consumo de alimentos saudáveis como legumes, verduras, frutas e tubérculos em geral.